notícias

cinco publicações para entender planos diretores

10/08/2021

Selecionamos cinco publicações, elaboradas pelo Pólis ao longo de sua história, para você que quer entender mais sobre planos diretores. Afinal, estes instrumentos determinam o destino das cidades num prazo de 10 anos, interferindo na vida de todas as pessoas que as habitam, sem exceção. Portanto, se você não os conhece, essa é uma excelente oportunidade para descobrir quais são os impactos deles sobre os locais que frequenta, as escolhas que faz no dia-a-dia e até mesmo o quanto você se sente confortável ou não na cidade em que vive. 

  1. Guia para Elaboração e Revisão de Planos Diretores: tem a intenção de ser um grande aliado dos municípios na tarefa de planejar e gerir o território municipal, com um olhar voltado para problemas herdados do passado, e um olhar para o futuro, orientado pela noção de desenvolvimento urbano sustentável.
  2. Plano diretor, participar é um direito: essa cartilha pretende instrumentalizar a sociedade civil para que possa garantir e exigir seus direitos em meio aos processos de construção e revisão de planos diretores.
  3. Plano diretor participativo e o direito das mulheres à cidade: este artigo tem o objetivo de evidenciar como as mulheres sofrem de forma mais intensa as desigualdades presentes na cidade, partindo da importância de que estas ocupem espaços que as permitam participar da elaboração dos planos diretores.
  4. Os vereadores no processo de elaboração de planos diretores participativos: essa cartilha aborda a participação dos vereadores e vereadoras na construção dos planos diretores, apresentando também as etapas de discussão nas Câmaras Municipais.
  5. Planos diretores: processos e aprendizados: essa publicação apresenta um conjunto de avaliações de planos diretores municipais elaborados após a aprovação do Estatuto da Cidade, com enfoque nos temas relativos à agenda da reforma urbana.