notícias

Precisamos falar sobre a Tarifa Social de Energia!

19/04/2023

A equipe dos projetos de Justiça Energética do Instituto Pólis – em parceria com o Idec e apoio do iCS – visitou no dia 29 de março, a comunidade de Heliópolis, localizada na Zona Sul da capital paulista. O encontro teve a finalidade de divulgar uma cartilha ilustrada, que tem por objetivo principal disseminar informações sobre como a população de baixa renda pode ter acesso à Tarifa Social de Energia Elétrica. Com o apoio dos colaboradores da União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região, os materiais foram distribuídos às pessoas que passavam em frente da sede da organização, na Rua da Mina.

Simultaneamente a distribuição das cartilhas, a Maria Gabriela Feitosa e a Bruna Lopes Bispo, ambas integrantes da equipe da área de Justiça Energética do Instituto Pólis – deram uma entrevista ao lado da Cláudia Föcking do Idec, para a Rádio Comunitária Heliópolis, no programa “Energia na Quebrada”. O bate-papo conduzido pelo radialista Badega Silva contou com diálogos sobre os direitos e deveres dos consumidores de energia e, também, acerca dos benefícios da Tarifa Social de Energia Elétrica. Além disso, foi explicado aos ouvintes quais são os critérios para conseguir acessar essa política pública. Toda a entrevista foi transmitida no Facebook da Rádio Comunitária Heliópolis.

A cartilha foi produzida pela ilustradora e quadrinista Marília Marz e por Júlia Pádua e Marina Dahmer, designers gráficas do Instituto Pólis. A HQ conta com cenas e personagens inspirados em casos reais – os quais falam sobre como a energia elétrica também é um direito à cidadania. Além disso, por meio das ilustrações dos quadrinhos, o leitor consegue saber como é possível pagar um valor menor na conta de luz. De maneira a propagar como funciona a Tarifa Social de Energia Elétrica e como essa política pública deve ser cada vez mais divulgada às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Confira a publicação na íntegra e compartilhe!