notícias

um terço do munícipio de são paulo é área rural

03/01/2021

Além de ser uma das maiores metrópoles da América Latina, São Paulo possui uma extensa área voltada à conservação ambiental, à produção agrícola e ao turismo rural. Cerca de ⅓ do município de São Paulo é área rural, segundo o Plano Diretor, em sua maior parte na Zona Sul. Esta região possui um mosaico de atividades, como turismo rural, chácaras, agricultores/as familiares, parques municipais, áreas de conservação e aldeias indígenas. Além disso, a região é reconhecida por ser uma área de proteção aos mananciais e de produção de água que abastece quase metade do município.

A cidade possui características ambientais únicas que requerem o desenvolvimento de ações de conservação e de promoção da sustentabilidade. Dentre essas características, é possível destacar a existência de uma série de Unidades de Conservação, como as Áreas de Proteção Ambiental Bororé-Colônia e Capivari-Monos e o Parque Estadual da Serra do Mar. Além disso, São Paulo é a única região metropolitana no mundo com presença de aldeias indígenas, tanto na Zona Norte quanto na Zona Sul do município.

A área rural também conta com mais de 500 unidades de produção agrícola, segundo levantamento do Projeto Ligue os Pontos realizado em 2020. Estes agricultores e agricultoras são fundamentais na gestão de resíduos orgânicos, uma vez que o composto gerado na reciclagem destes resíduos é um dos principais insumos para a agricultura orgânica e agroecológica, imprescindível para a produção agrícola ser adequada para a proteção dos mananciais.

Campanha São Paulo Composta, Cultiva

A Campanha São Paulo Composta, Cultiva é formada por mais de 50 ONGs, empresas e redes da sociedade civil. Juntas, queremos aumentar o comprometimento da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de São Paulo com as políticas públicas para a reciclagem dos resíduos orgânicos, como sobras de alimentos e de poda.

O projeto prevê ações para o desenvolvimento da agricultura no município, valorizando a atividade e possibilitando a transição agroecológica e o desenvolvimento da economia circular verde e inclusiva. Saiba mais aqui.