notícias

webinário discute iniciativas de moradia comunitária no sul global

07/06/2021

O desemprego e a diminuição da renda em função da pandemia têm aumentado a insegurança habitacional, e o medo de despejos forçados e execuções hipotecárias faz parte da vida cotidiana em diversas cidades ao redor do mundo.

Com base em uma série de diálogos com redes e instituições da sociedade civil do Sul global, o webinário “Moradia de iniciativa comunitária: um caminho para futuros urbanos mais justos e e solidários” discutirá o papel de práticas lideradas pelas próprias comunidades na resolução da crise habitacional, e as condições institucionais necessárias para viabilizar e apoiar experiências de moradia de iniciativa comunitária. O evento será no dia 24 de junho, às 10 horas (horário de Brasília), com interpretação em português. Faça sua inscrição aqui

Para atenuar o choque gerado pela pandemia, coletivos e redes da sociedade civil do mundo todo estão oferecendo apoio a grupos em situação de precariedade habitacional por meio de iniciativas de moradia de iniciativa comunitária. Ao criar redes que co-produzem e compartilham conhecimentos valiosos capazes de atravessar as fronteiras geográficas, esses grupos frequentemente produzem respostas mais eficazes para emergências habitacionais, construindo caminhos inclusivos e resilientes para o desenvolvimento urbano.

Neste evento da série IIED Debates, realizado em parceria com o Le Monde Diplomatique Brasil e a Escola da Cidadania do Instituto Pólis, conheceremos experiências e reflexões de seis redes e instituições da sociedade civil: Centro de Pesquisa Urbana de Serra Leoa (SLURC), Federação dos Pobres Urbanos e Rurais de Serra Leoa (FEDURP-SL), Coalizão Asiática para o Direito à Habitação (ACHR), Instituto Pólis, União dos Movimentos de Moradia (Brasil) e UrbaMonde. Os convidados compartilharão desafios que emergem de suas experiências em promover moradias de iniciativa comunitária.

Discutiremos como essas práticas apontam para caminhos possíveis que levem a um futuro urbano mais justo e solidário e como a crise habitacional intensificada pela COVID-19 lançou luz sobre esses caminhos. Os palestrantes apontarão, ainda, de que forma governos e instituições poderiam apoiar de forma mais efetiva experiências de moradia de iniciativa comunitária.

A discussão terá como base uma série de diálogos liderados pelos pesquisadores do IIED e um artigo recentemente publicado no Le Monde Diplomatique Brasil como parte da série ‘Cidades do Amanhã’.

Sobre os convidados

  • Bianca Pyl (moderadora) é jornalista do Le Monde Diplomatique Brasil
  • Rodrigo Iacovini é coordenador da escola de cidadania do Instituto Pólis
  • Joseph M. Macarthy é o Diretor Executivo do Centro de Pesquisa Urbana de Serra Leoa (SLURC) em Freetown
  • Supreeya Wungpatcharapon é professora assistente da Faculdade de Arquitetura da Universidade Kasetsart
  • Evaniza Lopes Rodrigues é coordenadora da União dos Movimentos de Moradia (Sindicato dos Movimentos por Moradia
  • Bea Varnai é gerente de projetos da urbaMonde
  • Alexandre Apsan Frediani é o pesquisador principal do grupo de pesquisa Assentamentos Humanos do IIED.