Em 2019, o Instituto Pólis e a Repep – Rede Paulista de Educação Patrimonial se reuniram para refletir e atuar em defesa das territorialidades historicamente ocupadas por LGBTQIAPN+, especialmente tendo em vista a ameaça que os múltiplos projetos urbanos em curso no centro de São Paulo colocam à permanência desta população.
Adotamos como estratégia a construção de um Inventário Participativo de Referências Culturais e a realização de processos participativos para construção de um Plano de Ação como instrumentos de fortalecimento, luta e defesa de direitos. Estes instrumentos são reconhecidos tanto por órgãos estatais, como o IPHAN, como também pela academia e por movimentos sociais como ferramentas de consolidação de direitos, de gestão participativa do território, de fomento à democracia e à cidadania.
Diante da ameaça cotidiana que a população LGBTQIAPN+ sofre em toda a cidade, o alcance desses instrumentos para além da região central fortalece de forma mais contundente e abrangente a defesa pelo Direito à Cidade. Além de proteger e valorizar as territorialidades LGBTQIAPN+, o projeto avança na reflexão e construção de espaços seguros e acolhedores para todas as pessoas, especialmente aquelas discriminadas por sua raça, origem, orientação sexual ou identidade de gênero.
+
mapeamento colaborativo
Defender o direito à cidade da população LGBTQIAPN+ implica reconhecer nossos espaços na cidade. Quais são os lugares que frequentamos? Por onde circulamos? Onde nos expressamos culturalmente e artisticamente? Onde nos manifestamos?
Confira o mapa de espaços LGBTQIAPN+ logo abaixo ou clique aqui para contribuir com nosso mapeamento colaborativo. É rapidinho!
Para ampliar o mapa interativo, clique aqui. Você também pode conferir o levantamento baixando a planilha de excel, o PDF da lista ou o shapefile.
Você reconhece esses lugares? Sabe de outras localidades que deveriam entrar no mapeamento? Se sim, contribua com o formulário logo abaixo. As contribuições são anônimas.
Clique aqui para contribuir com nosso mapeamento colaborativo. É rapidinho!
equipe do projeto
instituto pólis
- Alícya Alves
- Bárbara Montalva
- Cássia Caneco
- Isabella Alho
- Lara Cavalcante
- Rodrigo Iacovini (coord.)
- Sarah Esli
- Vitor Nisida
repep
- Ana Soida
- Carolina Perez
- Iara Silva
- Isabella Rocha
- Jaime Solares
- Mariana Nito
- Simone Scifoni (coord.)
colaboração
- Bruno Puccinelli