notícias

um ano de pandemia: confira nossos textos e estudos

01/03/2021

Um ano após o primeiro caso de covid-19 no Brasil, estamos no pior momento da pandemia: são mais de 250 mil mortes decorrentes da doença. Para tentar entender a dimensão desse número, o comparamos com a população dos distritos de São Paulo. 250 mil pessoas equivale aproximadamente ao total de habitantes da Cidade Tiradentes ou do Sacomã. Esse valor também corresponde à soma da população de Moema, Campo Belo e Itaim Bibi. Ou todos habitantes da República, Santa Cecília, Bom Retiro e Consolação juntos. 

Em um ano, morreu o equivalente à soma da população dos 146 menores municípios do país. Mais de 140 cidades brasileiras teriam desaparecido nesse intervalo de tempo. 

Muitas dessas mortes poderiam ter sido evitadas com políticas públicas que fossem de fato pensadas para preservação da vida, considerando os estudos e pesquisas que especialistas do mundo todo tem feito para entender o comportamento do vírus, e a realidade de cada território. O uso de máscaras adequadas e o distanciamento social são medidas efetivas, porém, em um país desigual como o Brasil, só essas recomendações não bastam para conter o avanço do vírus. É preciso dar condições para que as populações mais vulneráveis consigam se isolar, como alertamos desde o começo da pandemia. Por exemplo, medidas como o toque de recolher das 23h às 5h, como o que está acontecendo na cidade de São Paulo atualmente, se mostram pouco eficazes, já que é sabido que as pessoas que precisam se deslocar para trabalhar são mais atingidas pela covid-19, como mostramos em estudo divulgado ano passado feito em parceria com o LabCidade. 

Depois de um ano, estamos todes cansades de falar sobre a covid-19. Mas precisamos continuar pressionando as autoridades para que medidas de combate à pandemia – lockdown efetivo, auxílio emergencial, dentre outras – sejam implementadas com urgência, e para que a ciência seja o principal critério para a manutenção do direito à vida de toda a população. 

Confira todos os textos e estudos que publicamos até agora sobre a covid-19:

  • Estudos

Abordagem territorial e desigualdades raciais na vacinação contra covid-19
Raça e covid no município de São Paulo
A pandemia no 2º turno de SP
Trabalho, território e covid-19 em São Paulo

  • Textos

Contra o racismo e os territórios de morte: as bolhas de imunização
Racismo e impactos da covid-19 na população da cidade de São Paulo
Vacina contra covid-19 na cidade de São Paulo: uma proposta de abordagem territorial
Articulação por direitos na pandemia lança panorama nacional
Paraisópolis tem melhor controle da pandemia que o município de São Paulo
Circulação para trabalho explica concentração de casos de covid-19
Mapas do coronavírus escondem informações
Leitura simplificada da epidemia no território dificulta seu enfrentamento
Quem são as pessoas mais afetadas pela pandemia?
A pandemia nas periferias de SP
Por um futuro que não repita o passado
A pandemia das desigualdades